Secretário do Agronegócio conhece novas tecnologias de cultivo em ambiente protegido na Holanda

29 de outubro de 2019 - 11:56 # # # # #

O objetivo é replicar experiências exitosas com cultivo em estufas no Ceará

O secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Sílvio Carlos, visitou a Universidade holandesa de Wageningen, onde conheceu novas tecnologias de cultivos em ambiente protegido para diversas culturas, como o maracujá, o morango, o pepino e as flores.

No Centro de Pesquisa da Universidade sediado em Bleiswijk, pesquisadores holandeses abordaram de técnicas relacionadas ao cultivo em estufa adaptadas a diferentes climas e culturas. Pesquisas relacionadas em otimizar fatores como luz, temperatura, gás, irrigação e a polinização de flores.

  

“O investimento inicial é alto, mas a produtividade de culturas de alto valor com menor consumo de água, compensa”, observou o secretário  Sílvio Carlos. “A Universidade possui experiência em diversos países como a Arábia Saudita, Jordânia, Quênia e outros. Com essa experiência acreditamos ser possível, com adaptações, implementar algumas dessas tecnologias no Ceará”, acrescentou.

“A idéia é que seja prestada uma consultoria pela Universidade de Wageningen. Estamos finalizando a proposta de intercâmbio científico e tecnológico que envolve universidades e diversos órgão cearenses, como a Funceme, que ja possui projetos conjuntos com a Universidade de Wageningen, resumiu Sílvio Carlos.