Sedet e parceiros iniciam experimento de plantio de trigo no Ceará

3 de outubro de 2019 - 16:04 # # # # #

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), através da Secretaria Executiva do Agronegócio, em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical de Fortaleza; a Embrapa Trigo de Passo Fundo/RS; o Instituto Federal do Ceará (IFCE), através das unidades de Tianguá e Limoeiro do Norte; e a Santa Lúcia Alimentos, estão realizando um experimento de plantio irrigado de trigo no Ceará.

Os campos experimentais foram implantados nos municípios de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, e Limoeiro do Norte, no Vale Jaguaribe. Nesta quinta-feira (03) o pesquisador da Embrapa Trigo, Eduardo Caierão, esteve na sede da Embrapa em Fortaleza para apresentar observações técnicas sobre os experimentos no Ceará. O especialista visitou na última quarta-feira (02) os ensaios nos Campus IFCE de Tianguá e de Limoeiro do Norte. O secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, esteve presente no encontro.

Segundo o coordenador de Atração do Agronegócio, Sérgio Baima, os números apresentados pelo especialista ainda são parciais, “porém bastantes animadores” e a tendência é que a pesquisa não só continue como seja ampliada, com mais variedades de sementes e mais áreas implantadas. “Tudo leva a crer que o Ceará, em pouco tempo, está produzindo trigo, algo em torno de 20 mil hectares. Somos o 2º maior importador de trigo e é bem interessante que essa previsão se concretize“, destacou o coordenador.

Estavam presentes no encontro o chefe adjunto de P&D da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra; o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Leite; o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Afrânio Arley; o chefe adjunto de TT da Embrapa Agroindústria Tropical, Marlos Bezerra; o supervisor da área de negócios da Embrapa Agroindústria Tropical, Genésio Vasconcelos e o CEO da Santa Lúcia Alimentos, Alexandre Sales.