Jucec apresenta ferramenta de prospecção de dados no evento Ceará Global
22 de agosto de 2019 - 16:32 ##Jucec #Analytics #CearaGlobal #GovernodoCeará #sedet
Mariana Menezes / Ascom Jucec
A ferramenta automática tem o objetivo de disponibilizar dados para embasar políticas públicas.
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, participou nesta quinta-feira (22) do Ceará Global 2019, realizado no Centro de Negócios do Sebrae/CE. No evento Maia Júnior e a presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, apresentaram o sistema de prospecção de informações do registro de empresas do estado, Analytics, da Junta. Também foram discutidos o panorama de empresas estrangeiras no Ceará, exportação e estratégias de fomento da economia local.
Sobre a internacionalização das empresas no estado, o secretário Maia Júnior destacou alguns dados do estado. “O Ceará, hoje, tem relações internacionais em 109 municípios e 3.958 empresas estrangeiras registradas atuando no estado. Isso representa um acumulo de investimento de U$ 4,4 bilhões, sendo 52% desses investimentos no turismo”. Maia ressaltou ainda a importância do desenvolvimento de política pública continuada. “Temos que olhar para os próximos 30 anos, para que possamos continuar avançando. Se o Ceará montou toda essa base, crescendo na área da inovação, temos que ter produção de conhecimento e por meio disso, aumentar nossa exportação”.
O Analytics a ideia é que a ferramenta automática de prospecção de dados seja disponibilizada, em breve, ao público, conforme explicou a presidente da Jucec. “A Junta Comercial simplificou seus processos e, considerando que temos o banco de dados das empresas instaladas no Ceará, trabalhamos na construção de uma ferramenta de prospecção de dados. Criamos o Analytics, com o objetivo de disponibilizar dados de empresas, de investimento estrangeiros, além de possibilitar que o empreendedor possa conhecer o seu negócio e buscar informações sobre o ambiente que vai empreender. Além disso, o que nos deixou mais animados com a ferramenta é a possibilidade de disponibilizar os dados para que possam embasar a construção de políticas públicas”.
Ceará Global
O Ceará Global, que está em sua terceira edição, tem como tema o papel das micro e pequenas empresas no processo de internacionalização da economia do Ceará, com a presença de investidores, empreendedores, entidades de classe e poder público ligados ao comércio exterior cearense.
A Iniciativa foi articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o evento conta ainda com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE/CE) Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fecomércio CE, Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e outras entidades setoriais.