Sedet realiza seminário sobre os benefícios das energias renováveis para os municípios, em parceria com Aprece

16 de agosto de 2019 - 11:04 # # # # #

Na próxima terça-feira (20.08) a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), realiza o Seminário “Energia Renovável, Benefícios para os Municípios Cearenses”. O evento, aberto ao público, será no auditório da Aprece, a partir das 8h30.

Segundo a secretária Executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, apesar do quadro promissor, os novos empreendimentos ainda enfrentam grandes dificuldades na legalização de seus projetos, principalmente na obtenção dos documentos cuja competência é exclusiva das Prefeituras Municipais. “A  idéia é mostrar aos prefeitos, secretários de Finanças, Infraestrutura e Desenvolvimento dos municípios as vantagens em apoiar novos empreendimentos eólicos e fotovoltaicos no interior do estado”, ressaltou Roseane.

Além do secretário da Sedet, Maia Junior, e do presidente da Aprece, Nilson Diniz, o seminário contará com a participação do presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Adece, Jurandir Picanço; do coordenador do Núcleo de Energia da Fiec, Joaquim Rolim; e do coordenador de Arrecadação da Sefaz, José Carlos Cavalcante.

Foram convidados representantes dos municípios de Abaiara, Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Banabuiú, Beberibe, Camocim, Carnaubal, Caridade, Caucaia, Fortaleza, Fortim, Ibiapina, Icapuí, Icó, Itarema, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Massapê, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Paracuru, Paraipaba, Petencoste, Pindoretama, Quixadá, Quixeré, Russas, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Sobral,Tabuleiro do Norte,Tauá, Tianguá, Trairi, Ubajara, Viçosa do Ceará.

Saiba mais

O crescimento da implantação de empreendimentos do setor de energia de fontes renováveis (eólica e solar) no Ceará é bastante expressivo.  A demanda teve início com o Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica) e tem sido ampliada a cada ano através dos leilões de energia e do mercado livre.

De acordo com Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS ) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Ceará é o 11° estado de maior consumo de energia e o 12º em geração de energia elétrica. Atualmente o estado possui 81 usinas eólicas, 8 fotovoltaicas e 30 Térmicas com potência instalada de 2.055MW, 218MW e 2.144MW, respectivamente. Estas usinas produziram 11.021 GWh entre abril de 2018 e março de 2019. Neste mesmo período houve um consumo de 11.567 GWh. Desta forma, o Ceará gerou 95,3% da sua necessidade.

Serviço:

Seminário “Energia Renovável, Benefícios para os Municípios Cearenses”

Data: 20 de agosto de 2019 (terça-feira)

Horário: 8h30 às 12h30

Local: Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) – Rua Maria Tomásia, 230 – Aldeota