Equipe de Desenvolvimento Econômico de Rondônia visita a Sedet

1 de agosto de 2019 - 16:20 # # # #

Conhecer as boas práticas nas áreas da Indústria, Trabalho e Empreendedorismo; Comércio, Serviço e Inovação e do Agronegócio aplicadas no âmbito da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Esse foi principal objetivo da visita do superintendente de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônica (Sedi), Sérgio Gonçalves da Silva. A reunião realizada nesta quinta-feira (01.08) aconteceu no gabinete do titular da Sedet, Maia Júnior.

Estavam presentes os secretários executivos Roseane Medeiros (Indústria), Júlio Cavalcante (Comércio, Serviços e Inovação), Kennedy Montenegro (Trabalho e Empreendedorismo), Silvio Carlos (Agronegócio), Sérgio Cavalcante (Planejamento e Gestão Interna), coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais da Sedet, Jorge Alberto Lima, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará, Mário Lima.

“Um dos nossos principais interesses é conhecer todo o processo de implantação e funcionamento da ZPE Ceará. Temos uma área de  110 hectares, que pode ser ampliada, com intuito de instalar uma ZPE em Rondônia”, afirmou o superintende que estava acompanhado do procurador do Estado de Rondônia, Cássio Bruno Castro Souza, e do coordenador da Sedi, Clébio Billany de Mattos.

Maia Júnior recomendou à equipe de Rondônia que fossem elaborados estudos de viabilidade econômica e de localização geográfica para a instalação da ZPE. “É preciso identificar o nicho de negócio que o Estado quer atrair para a ZPE. Importante também ver a questão da proximidade da Zona ao Porto e atentar para a legislação”, pontuou o secretário da Sedet.

Mário Lima, presidente da ZPE Ceará, explicou o processo de implantação da Zona do Ceará e seu funcionamento.  “Hoje temos o complexo siderúrgico instalado no Pecém. A CSP é a maior delas que produz e exporta placas de aço e as outras são parceiras, subsidiárias à siderúrgica. Todas ocupam a Área I. Estamos agora trabalhando na expansão, infraestrutura e atração de novas empresas para a Área II”, destacou o presidente da ZPE Ceará.

Na sexta-feira (02.08), os integrantes do Governo de Rondônia visitarão o Porto do Pecém e à ZPE acompanhados pela equipe da Secretária Executiva da Indústria da Sedet.