Inovar para desenvolver

19 de julho de 2019 - 18:25 # # # #

Na tarde de sexta-feira (19), o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, esteve reunido com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, para tratar do Plano de Inovação do Ceará.

O encontro aconteceu na Secitece e contou com a presença do presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, do diretor de inovação, Jorge Soares, o presidente do Centec, Silas Barros de Alencar, a Diretora de Inovação Tecnológica do Nutec, Ieda Montenegro, além dos secretários executivos da Sedet, Júlio Cavalcante (Comércio, Serviços e Inovação), Roseane Medeiros (Indústria), Sílvio Carlos (Agronegócio) e Sérgio Cavalcante (Planejamento e Gestão Interna).

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, abriu a reunião e fez um breve retrospecto do trabalho realizado em parceria e que foi iniciado há cerca de 2 anos. “Essa integração e esforço conjunto fortalecem o ecossistema de inovação cearense. Nosso objetivo é alinhar as potencialidades às oportunidades do século XXI”, afirmou Inácio Arruda.

O titular da Sedet, Maia Junior, destacou alguns pontos da nova política de desenvolvimento econômico citando os 7 novos clusters prioritários, a Rede de Desenvolvimento  Econômico e a importante integração do Governo, Academia e Empresários. “A inovação é o principal pilar para os estados que querem se desenvolver. Só se faz desenvolvimento econômico com inteligência e inovação”, ressaltou

Júlio Cavalcante apresentou os Clusters Econômicos de Inovação, um trabalho construído pela Sedet e Secitece. O programa consiste na geração de oportunidades em todas as regiões de planejamento do Estado por meio do fomento à inovação. Serão selecionados projetos inovadores de cada região para serem modelados junto com pesquisadores especializados em cada setor.

O objetivo será a implementação de soluções como produtos tanto para as empresas já instaladas no Ceará como para outras empresas do Brasil ou do mundo, gerando uma nova economia baseada em empreendimentos inovadores com melhor distribuição regional de renda, com foco no fortalecendo da economia cearense.

“Nós não vamos inventar a roda, vamos partir das iniciativas para inovação que já existem no Estado dando um direcionamento a elas, com foco nos setores econômicos de maior potencial em cada região, tendo como finalidade a criação de oportunidades, nos setores econômicos de maior potencial de cada região, e para os empreendedores inovadores do Ceará”, acrescentou Júlio Cavalcante.