Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho recebe representantes da Mineração do Nordeste
16 de julho de 2019 - 15:49 #CIPP #desenvolvimento econômico #exportação #Governo do Ceará #mineração #ZPE
Na tarde dessa segunda-feira (15) o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Maia Júnior, recebeu representantes da Mineração do Nordeste (MDN). Foram discutidas questões relacionadas ao transporte de cargas, logística e exportação do minério de ferro.
Os representantes da Mineração do Nordeste solicitaram apoio do Governo do Ceará para transporte do minério, atualmente feito por rodovias e futuramente por ferrovia, até o Pecém. Para 2019 a MDN tem programada 3 exportações do minério via Porto do Pecém.
O secretário Maia Júnior fez referências ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) como diferencial logístico e demais vantagens à empresa, caso seja realizado algum tipo de processamento do minério na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A empresa não descartou a possibilidade de de investimentos futuros e negociação de taxas com o CIPP e um local de armazenamento com a ZPE.
Também participaram da reunião a secretária executiva da Indústria, Roseane Medeiros, os presidentes do CIPP e ZPE, Danilo Serpa e Mário Lima, representantes da Adece, da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Prefeitura de Sobral.
Saiba mais
A Mineração do Nordeste (MDN) iniciou as operações em 2012 no município de Sobral. Tem capacidade de produção para 100 anos. Já investiu até o momento 10 milhões de dólares e deve ampliar a área para 1.000 hectares e a produção, hoje limitada a 2 milhões de toneladas por ano, devido ao transporte rodoviário.