Elevar a produtividade do agronegócio

11 de julho de 2019 - 15:20 # # # # #

Em reunião com líderes do agronegócio cearense, no dia 08 de julho, em Fortaleza, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Francisco de Queiróz Maia Júnior, reafirmou que  o agronegócio é uma questão estratégica para o governo do Ceará, mas que a atividade precisa  agregar mais valor aos seus produtos.

Maia Júnior ressaltou que a opção de incluir o agronegócio na Secretaria do Desenvolvimento ratifica o compromisso do governador Camilo Santana com esse segmento econômico. “Antes as políticas de desenvolvimento eram quase exclusivamente voltadas à indústria. Estamos reavaliando essa questão”, observou.

De acordo com o secretário, o Ceará já tem um nível bom de competitividade em alguns setores, a exemplo da produção de flores, frutas tropicais e pecuária leiteira -, e outros estão despontando. “A pesca oceânica é um grande mercado. Recebemos, em um só mês, empresários do Japão, Espanha e Estados Unidos interessados nesse negócio”.

Maia Júnior também chamou a atenção para o baixo aproveitamento agrícola da costa litorânea cearense. “Temos solos razoáveis nessa região e boa disponibilidade hídrica. Podemos produzir mais”, ressaltando, ainda, o grande potencial para o turismo e geração de energias renováveis nos quase 600 quilômetros do litoral.

“Precisamos dinamiza o agronegócio cearense, tendo em vista  inclusive a possível efetivação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que traz  oportunidades e também desafios. Na Sedet, já começamos a nos estruturar para esse novo cenário, pensando em valorizar negócios que agreguem mais valor e inovação tecnológica”, destacou o secretário.