Secretário participa de reunião com o agronegócio

1 de julho de 2019 - 11:06 # # # #

Nesta sexta-feira 28, em Fortaleza,  o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Maia Júnior, participou de encontro com cerca cem lideranças do agronegócio cearense, onde expôs as estratégias para o setor. Na ocasião também foi lançada a Guia de Transporte Animal  (GTA) eletrônica.

Maia Júnior afirmou que quando assumiu a Sedet, em janeiro deste ano, decidiu fazer um diagnóstico da economia cearense realizando quatro seminários para preparar novas estratégias e desenvolvimento econômico para o Estado. “O modelo traçado há mais de três décadas trouxe avanços, mas está se revelando insuficiente para atender às crescentes demandas da sociedade”, ponderou. “Precisamos de estratégias para crescer em ritmo mais acelerado”.

O secretário explicou que, além dos seminários, o estudo aproveitou colaborações da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e da plataforma Ceará 2050. “Estamos elegendo sete áreas que merecem atenção e levando esse plano para avaliação do governador Camilo”.

No âmbito do agronegócio o secretário Maia destacou como setores que têm grande potencial e tendem a receber atenção governamental a cadeia de produção do leite e derivados, da aquicultura e da pesca oceânica e beneficiamento do atum. “Outros segmentos vão receber atenção, mas precisam agregar inovação para elevar a produtividade e chegar ao mercado de forma mais competitiva. Insistir na repetição de velhas técnicas não vai levar a bons resultados” , assinalou o secretário.

Antes mesmo da validação da proposta de nova política de desenvolvimento econômico, o secretário Maia Júnior disse que já vem tomando iniciativas para dar o agronegócio, com a criação de uma secretaria-executiva para lidar com o tema. “As políticas estavam praticamente focadas na Indústria. Agora estamos incluindo nessa estratégia o setor de comércio, serviços, inovação, empreendedorismo e agronegócio – que já têm peso importante na nossa economia ou apresentam grande potencial”, assinalou Maia Júnior.

Ele também ressaltou que algumas providências já foram adotadas após sua posse na secretaria, a exemplo da adoção da Guia de Transporte Animal Eletrônica, que digitaliza os processos trazendo mais comodidade ao produtor rural. “O estado não produz, essa missão cabe aos empreendedores. Por isso tenho dito à minha equipe na Sedet que nosso esforço precisa estar focado primordialmente em incentivar negócios e facilitar a vida do produtor”, assinalou o secretário Maia Júnior.