Integrar para crescer mais

14 de janeiro de 2019 - 16:11 # # # # #

Em mais uma reunião de trabalho, no dia 08 de janeiro, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Francisco de Queiróz Maia Júnior, recebeu representantes de órgãos vinculados ao desenvolvimento econômico do Estado do Ceará para traçar um roteiro de desenvolvimento econômico mais acelerado.

Secretarias e órgãos distintos como a Fazenda Estadual e o Corpo de Bombeiros participaram do evento. “A ideia é facilitar a atração de investimentos para o Estado. E, de uma forma ou de outra, todos aqui presentes podem colaborar nesse processo”, observou Maia Júnior.

“Tivemos ao longo das últimas três décadas muitos acertos. Mas nossa participação na economia do Brasil permanece na faixa dos 2%. Precisamos acelerar nosso crescimento” acrescentou.

Ainda de acordo com Maia Júnior, o salário médio do cearense (de R$ 1,4 mil reais) ainda é baixo. “É preciso expandir a economia, gerar mais empregos e expandir o valor médio dos salários. Esse é o grande desafio que temos diante de nós”.

Na ocasião, o secretário de Ciência e tecnologia, Inácio Arruda, afirmou que um dos caminhos para elevar a média salarial é apostar em inovação. “Temos uma rede de universidades e centros de tecnologia muito bem estruturada e à disposição”, argumentou.

Uma das questões levantadas na reunião foi a necessidade de repensar o modelo tributário e de incentivos fiscais adotados há décadas no Ceará. “A economia está mudando de forma acelerada e precisamos nos adaptar “, ponderou Maia Júnior.

Na avaliação do secretário, “as empresas precisam ser incentivadas, mas o Estado não deve de servir de apoio permanente a setores que têm baixa competitividade e geram pouco resultado para a sociedade cearense em termos de emprego e renda”.

Nessa linha de raciocínio, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobhayba, afirmou que alguns segmentos econômicos, que há décadas renovam incentivos fiscais, precisam ser reavaliados. “A partir de determinado momento precisam andar com as próprias pernas”, disse.

Ao final do encontro o secretário Maia Júnior afirmou que pretende realizar ainda em janeiro três seminários: um de alinhamento de todos órgãos vinculados à nova Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o segundo com as demais secretarias presentes à reunião e que vão compor um grupo de trabalho, e um terceiro seminário com as forças empresariais.

Também precisamos ouvir os trabalhadores cearenses. Desejamos trabalhar até março uma proposta entre todos os atores vinculados ao desenvolvimento econômico do Ceará e levá-la para avaliação do Governador Camilo Santana, incorporando inclusive indicações da plataforma Ceará 2050”.

Participaram do encontro na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho representantes de órgãos vinculados à pasta (Adece, Codece, CIPP/SA, ZPE, IDT, Adagri e Jucec) e das secretarias do Turismo, Cultura, Desenvolvimento Agrário, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Fazenda, Ciência e Tecnologia, Planejamento (Ipece e Etice), Corpo de Bombeiros além da Procuradoria Geral do Estado. Também irão integrar o grupo representantes da Secretaria das Cidades e da Assessoria de Relações Internacionais, da Casa Civil.