Visita à montadora automotiva coloca o Ceará no radar de novos investimentos

1 de novembro de 2018 - 15:03 # # # # #

O Governo do Ceará vem se movimentando para atrair para o Estado mais uma montadora de veículos. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Cesar Ribeiro, participou, na manhã desta quinta-feira (01/11), de reunião no escritório da Nissan do Brasil Automóveis, em São Paulo. Na oportunidade, acompanhado da diretora de Atração de Investimentos, Beatriz Bezerra, o secretário foi recebido pelo diretor de Assuntos Externos e Governamentais da Nissan, Pedro O. Santos Bentancourt.

De acordo com Cesar Ribeiro, o Ceará tem condições favoráveis para receber investimentos desse porte, uma vez que possui no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a Zona de Processamento de Exportação (ZPE-CE) e o Porto do Pecém que facilitariam a fabricação e escoamento da produção para o mercado nacional e internacional, além da ambiência reunindo fatores socioeconômicos que dariam sustentabilidade a esses empreendimentos.

Segundo Ribeiro, a reunião na Nissan do Brasil foi importante para colocar o Ceará no radar da empresa. “Embora a Nissan não tenha planos imediatos, no curto prazo, para uma montadora, o Ceará está agora no radar da empresa para investimentos futuros. E está sendo criada uma ambiência favorável ao setor automotivo no Estado”, disse.

A reunião na Nissan no Brasil acontece após visita do Governo do Ceará, durante missão organizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE), além da APEX, à Coreia do Sul e ao Japão, no último mês de setembro. Foi durante a visita ministerial que estabeleceu-se um canal de comunicação com os executivos da Nissan para uma análise de futuros investimentos.  Na missão, além do secretário Cesar Ribeiro e do presidente da ZPE-CE, Mário Lima, participaram também Thaíse Dutra, secretária Executiva da CZPE; Fujiyoshi Hirata, secretário geral da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil / JETRO. No Japão, o grupo foi recebido por Hiroaki Ishii, vice-presidente de Relações Governamentais e Exterior da Nissan Motor Corporation.