Inauguração da Fiocruz Ceará torna o Estado referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e industrial na área da saúde

26 de junho de 2018 - 16:05 # # # # #

Marcos Studart- Fotos Texto: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

O trabalho construído há muitas mãos ao longo de 10 anos chegou ao auge nesta terça-feira (26). O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), no Eusébio, iniciou suas atividades com a inauguração da sede cearense da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O espaço de 73 hectares, cedidos pelo Governo do Ceará, será o palco de instituições do Brasil e Exterior, abrindo caminhos para que o Ceará se torne referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e industrial na área da saúde.

Com investimento de R$ 180 milhões, o parque da Fiocruz é o primeiro do Brasil a integrar projetos de inovação tecnológica na produção de medicamentos, insumos e diagnósticos, para atender da saúde básica à medicina de alta complexidade. Ao lado, a Fiocruz/Bio-Manguinhos constrói uma unidade para a produção de vacinas.

Para o governador Camilo Santana, com as ações da Fiocruz e o PITS, o Ceará se coloca no centro dos avanços em saúde pública no Brasil. “Nenhum país se desenvolve sem investir em pesquisa e tecnologia. Esse é o caminho, um divisor de águas para o Ceará e um marco importante que muito nos honra”. Entre as obras estruturais do Estado para a região estão os quase 14 quilômetros da CE-010 que levam até o PITS e o acesso local da rodovia até a sede da Fiocruz, via Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), com mais de R$ 125 milhões investidos.

Camilo antecipou que, para além das unidades da Fiocruz e da Bio-Manguinhos, três empresas ja assinaram protocolos para a instalação de equipamentos no PITS, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Incentivos são concedidos pelo Estado para as indústrias.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, classificou a inauguração da sede como um marco para o Estado e para o Brasil. “Nossa visão é a de, através de um complexo da saúde, construirmos um novo modelo econômico que nos ajude a pensar um projeto de pais soberano e mais justo”. Ela cita trabalhos já em andamento em diagnósticos e produção de biofármacos em parceria com instituições estaduais. “A Fiocruz é parceira do Polo; não vai se fechar em si mesma”, arremata.

Já o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, frisou os esforços de todos os que trabalharam para a construção do equipamento. Segundo ele, a Fiocruz já se tornou referência no município. “Posso dizer que hoje temos o maior polo tecnológico de saúde do Brasil”.

Entre os presentes na solenidade estavam o diretor da Fiocruz Ceará, Antônio Carlile Lavor, o ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, além de secretários de Estado e lideranças políticas.

A Fiocruz no Ceará

A unidade vai usar matérias-primas do bioma nordestino para desenvolver produtos inovadores. A unidade de Bio-Manguinhos estará dedicada à produção de vacinas e outros biofármacos a partir de plataformas vegetais, sendo a primeira unidade deste gênero na Fiocruz. Uma linha de ação é a produção de um biofármaco, a partir de células de cenoura e tabaco, para tratamento da doença de Gaucher (doença genética rara que causa aumento do baço e do fígado).

A área de doenças degenerativas é outra que está na mira da Fiocruz para futuras pesquisas na unidade. A expectativa é atrair outros empreendimentos e parcerias na área acadêmica e empresarial, incluindo startups. A sede do Ceará terá um prédio para ensino, com capacidade para 560 alunos, e outro para pesquisas, com 15 laboratórios.

Inovação e Saúde

Um passo importante para estruturação das ações do Governo do Ceará na área de inovação e saúde foi a criação pela SDE, por meio da Adece, da Diretoria de Inovação, Tecnologia e Saúde. Além disso, também foi criado, por decreto do governador Camilo Santana, o Grupo de Trabalho Interinstitucional da Saúde (GTIS), que reúne poder público, universidades, entidades privadas, entre outros, e que vem realizando, ao longo de 2018, uma série de estudos socioeconômicos, projetos urbanos e sociais e ações estratégicas que serão executadas de acordo com as diretrizes dos planos Fortaleza 2040 e Ceará 2050.

Seguindo a mesma linha iniciada com o PITS, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza lançaram, no início de 2018, o Distrito de Inovação em Saúde “Viva@Porangabussu”, contando com parceiros importantes como Amazon, Philips, IBM, Fundação do Dom Cabral, IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), com investimentos previstos de R$ 299 milhões.

Ambos distritos pretendem utilizar as áreas “Ciências da Vida” e “Tecnologias Médicas” para fomentar a cadeia produtiva da saúde no Ceará, melhorar os indicadores socioeconômicos, estimular o empreendedorismo e elevar o perfil da mão de obra existente no estado através da criação de áreas de inovação para se viver, aprender, trabalhar e empreender.

Histórico

O projeto da sede no Ceará foi idealizado há mais de uma década, a partir de uma visão da ciência, tecnologia e inovação como pilares fundamentais para a redução das desigualdades regionais do País. A criação da unidade se deu por meio de esforços em conjunto da Fiocruz, do Governos do Ceará e do município de Eusébio, além de universidades cearenses. A iniciativa tem como objetivo produzir novas abordagens, alternativas e inovações que favoreçam a consolidação do SUS e, em consequência, promovam inclusão social e fortalecimento da democracia