Nova linha de operação do Porto do Pecém passa a operar em abril

27 de fevereiro de 2018 - 15:45 # # # #

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a Maersk Line/Hamburg Süd e APM Terminals lançam, nesta quarta-feira (28/02), no Porto do Pecém, nova linha com destino à Ásia via canal do Panamá. O Porto do Pecém será o único ponto de parada no Brasil da nova linha. As operações iniciam em abril deste ano e já começam a consolidar o Porto do Pecém como um hub marítimo.

Nesta terça-feira (27/02), para celebrar a nova linha, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Cesar Ribeiro, recebeu visita do diretor superintendente da APM Terminals, Daniel Rose; e do presidente da Unilink, Marcos Guilherme.

Nova linha

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) será o único ponto de parada no Brasil da nova linha (AC5) da Maersk Line, maior empresa de transporte contêineres do mundo, junto com a  Hamburg Süd. As cargas deverão levar em média 29 dias entre o Brasil e Singapura.

As operações do novo serviço serão iniciadas em abril deste ano e devem reduzir o tempo de viagem em até 31 dias. Atualmente, empresas que desejam importar ou exportar do continente asiático por outras linhas levam até 60 dias para concluir o transporte.

É esperada uma movimentação adicional de mais de 31 mil contêineres em negócios por ano apenas com a linha AC5. A expectativa é que somente para Manaus (AM) sejam transportados em média 600 contêineres por semana, por exemplo.

O Porto do Pecém estará conectado com os principais destinos da Ásia: Singapura, China, Hong Kong, Coreia do Sul, além da Colômbia e do Caribe, com um navio por semana, inicialmente.