SDE e Codece discutem projetos Distrito Empreendedor e Distrito Digital

7 de agosto de 2017 - 23:36

A formatação e andamento de dois projetos estratégicos para o desenvolvimento econômico do Estado, Distrito Empreendedor e Distrito Digital, executados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da vinculada Companhia de Desenvolvimento do Ceará  (Codece), foi tema de reunião na última segunda-feira (07/08), na sede da Codece.

Na oportunidade, o presidente Codece, Paulo César Feitosa, apresentou ao secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Régis Medeiros, as ações em andamento relativas aos dois projetos.

Sobre o Distrito Empreendedor,  projeto que fomenta o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos empresariais nos municípios do interior, refletindo, consequentemente na geração de emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida da população, o  projeto piloto implantado em Crateús, já sedia 8 empresas, gerando cerca de 100 empregos diretos. De acordo com presidente da Codece, Paulo Cesar Feitosa,  já está em estudo, naquele município, uma ampliação do projeto que deverá contar com mais dez empresas e a geração de cerca de 120 empregos.

Além disso, outros polos do Distrito Empreendedor estão em fase de implantação adiantadas. É o caso do município de Chorozinho, com a construção do espaço, que receberá cerca de 10 empresas no segmento de moda íntima, gerando aproximadamente 150 empregos diretos. Além desses municípios, outros estão em estudos em fase avançada. A equipe da Codece, em parceria com o SEBRAE, começa pela identificação da vocação regional, chegando até à identificação do perfil empreendedor dos empresários.

Já em fase de formatação inicial está o projeto Distrito Digital, que atuará como a primeira aceleradora de startups do Ceará, com objetivo de impulsionar empresas com alto valor agregado em Tecnologia da Informação, no espaço coworking que será criado pela SDE/Codece.