Administradoras de Zonas de Processamento de Exportação reúnem-se em Fortaleza
30 de março de 2017 - 16:23
Fortaleza sedia, nesta quinta e sexta-feira, a V Reunião das Administradoras de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). O evento, que é organizado pela Secretaria Executiva do Conselho Nacional das ZPE (CZPE) que integra a estrutura do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), acontece nesta quinta na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e amanhã na própria ZPE Ceará, no Pecém.
Representando o governador Camilo Santana, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Cesar Ribeiro, participou da abertura dos trabalhos. Conforme ele, a ZPE do Ceará, que está em operação há cerca de quatro anos, é um exemplo para o Brasil, um modelo importante para o desenvolvimento econômico do Ceará e do país inteiro, não só pela manutenção dos bons serviços na sua trajetória como pelo projeto de expansão que tem pela frente.
Ele destacou a assinatura do Memorando do Entendimento entre os Portos do Pecém e de Roterdã, pelo Governo do Estado e Ceará Portos, no último dia 22, na Holanda, como um marco que vai criar uma nova feição de como o estado vai fazer desenvolvimento econômico e atração de investimentos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
“A ZPE não pode ficar fora disso, pela importância que tem como mecanismo de desenvolvimento; pela grandeza da sua área, que contempla 6 dos 13 mil hectares do Complexo; e pelo objetivo do governador Camilo Santana em colocar todos os instrumentos necessários a todos os atores para que a ZPE continue se desenvolvendo da melhor maneira possível e de forma sustentável”, disse Cesar Ribeiro.