SDE apresenta as potencialidades do Ceará para investidores internacionais na Holanda
20 de março de 2017 - 23:31
Integrante da comitiva liderada pelo governador Camilo Santana à Holanda, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, apresenta no 12º Brazil Network Day, nesta terça (21/03), em Haia, as vantagens estratégicas do Ceará na palestra “Fazendo Negócios com o Ceará” para empresários holandeses, investidores internacionais e representantes do poder público local. No mesmo evento, que vai ser aberto pela embaixadora do Brasil nos Países Baixos, Regina Dunlop, o governador Camilo Santana apresenta “As razões para investir no Ceará” e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, fala sobre “Rotas Estratégicas Setoriais do Ceará”.
O Brazil Network Day, uma iniciativa da Embaixada do Brasil na Holanda, escolhe, a cada edição, um estado brasileiro, tema ou setores específicos para as apresentações e rodadas de negócios. Este ano, o Ceará foi o escolhido. O evento promove o intercâmbio de informações, reúne importantes palestrantes e possibilita a criação de redes de negócios e oportunidades de investimentos entre o Brasil e a Holanda.
Haia é a terceira maior cidade da Holanda, com 100 km² de extensão e uma população de 521 mil habitantes. Além de ser a sede do governo holandês, Haia acolhe também cerca de 150 organizações internacionais e muitas empresas multinacionais. Entre seus principais clusters empresariais estão energia, engenharia, tecnologia da informação, fornecedores e operadores de telecomunicações, segurança e proteção. Haia também abriga um grande grupo de prestadores de serviços profissionais, desde fundos de pensão e companhias de seguros até consultores fiscais e empresas jurídicas. De acordo com o evento, apenas no ano passado, Haia atraiu quarenta e nove empresas/investimentos estrangeiros.
Missão oficial à Holanda
Além do Brazil Network Day nesta terça (21/03), a agenda na Holanda incluiu visita ao porto de Roterdã, na última segunda (20/03); e termina com a assinatura do memorando de entendimento (MoU) entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã, no dia 22 de março. O MoU é resultado de uma consultoria que o Porto do Pecém, desde 2015, vem realizando com o Porto de Roterdã. De acordo com estudos apresentados ao Governo, o Porto do Pecém possui um grande potencial para desenvolvimento, visto que não é somente um porto, atualmente, é configurado como um Complexo, onde existe área industrial, atividade portuária e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE/CE) em pleno funcionamento, sendo necessária apenas uma maior integração nas atividades. O Porto de Roterdã, por sua vez, entra com sua expertise portuária de 600 anos, sendo considerado um dos maiores portos do mundo. Atualmente o porto holandês já possui parcerias estratégicas em diversos portos do mundo como KualaTanjung, Indonésia e Sohar, em Omã.