SDE participa de missão internacional na Holanda
17 de março de 2017 - 19:57
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico participa, nesta semana, de missão internacional nas cidades de Roterdã e Haia, na Holanda. Do Sistema SDE, participam da missão o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, e o diretor-presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), Mário Lima. A agenda na Holanda inclui visita ao porto de Roterdã em 20 de março; participação no evento Brazil Network Day, em Haia, no dia 21 de março; e termina com a assinatura do memorando de entendimento (MoU) entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã, no dia 22 de março.
O porto holandês é um dos principais equipamentos do mundo e que movimenta quase 500 milhões de toneladas por ano. A partir desta assinatura, o Governo e o Porto holandês realizarão estudos, discussões e negociações para desenvolver uma estrutura no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que possa gerar ainda mais sinergia, aumentando sua eficiência operacional e econômica. A expectativa é de que esses estudos sejam finalizados nos próximos 12 meses.
A comitiva cearense, liderada pelo governador Camilo Santana e formada por secretários de Estado, membros da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e representantes do setor privado, participa também do evento Brazil Network Day, que será realizado na cidade de Haia. O evento promove o intercâmbio de informações, reúne importantes palestrantes e promove a criação de redes de negócios e oportunidades de investimentos entre o Brasil e a Holanda. Neste evento, o governador Camilo Santana fará a apresentação “As razões para investir no Ceará” e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, apresentará as vantagens estratégicas do Ceará na palestra “Fazendo Negócios com o Ceará” para empresários holandeses e representantes do poder público local.
Sobre o memorando
O MoU é resultado de uma consultoria que o Porto do Pecém, desde 2015, vem realizando com o Porto de Roterdã. De acordo com estudos apresentados ao Governo, o Porto do Pecém possui um grande potencial para desenvolvimento, visto que não é somente um porto, atualmente, é configurado como um Complexo, onde existe área industrial, atividade portuária e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE/CE) em pleno funcionamento, sendo necessária apenas uma maior integração nas atividades.
O Porto de Roterdã, por sua vez, entra com sua expertise portuária de 600 anos, sendo considerado um dos maiores portos do mundo. Atualmente o porto holandês já possui parcerias estratégicas em diversos portos do mundo como KualaTanjung, Indonésia e Sohar, em Omã.