SDE Ceará e Fortaleza firmam ACT para o fomento do empreendedorismo
22 de novembro de 2016 - 03:00
Os Secretários do Desenvolvimento Econômico do Estado e do Município de Fortaleza, respectivamente, Nicolle Barbosa e Robinson de Castro, assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que objetiva a prestação de apoio técnico, administrativo e operacional na realização de ações, planos e projetos com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local.
A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira, 22/11, na SDE Ceará, com as presenças do presidente da Companhia do Desenvolvimento do Ceará (Codece), vinculada à Secretaria Estadual, Roberto Feijó ; do coordenador de Projetos e Desenvolvimento Econômico da SDE Fortaleza, Paulo Barbosa; o superintendente do BNB, João Robério Pereira de Messias; do representante da diretoria do Sebrae, Germano Parente Blum; além de técnicos das duas Secretárias e da Codece.
No Acordo, a SDE Ceará é representada por sua vinculada, a Codece, que será o agente executor dos projetos. Porém a articulação institucional será realizada, sempre em sintonia, pelas duas Secretarias do Desenvolvimento Econômico, visando os projetos desenvolvidos com base no ACT.
Segundo a secretária Nicolle Barbosa, o Acordo de Cooperação Técnica nasce como uma das propostas previstas no planejamento estratégico do Sistema Desenvolvimento, realizado pela SDE em 2015 com a Codece. “É um momento importante. Redesenhamos a Codece para fomentar os micros e pequenos negócios. Esse acordo, em parceria com a SDE Fortaleza, cria uma ambiência insterinstitucional entre Governo e Prefeitura de Fortaleza para estruturar projetos na Capital”.
O secretário Robinson Passos ressalta que, neste momento de crise que o País atravessa, o ACT é importante pois vai estimular e apoiar novos negócios. “Prefeitura (de Fortaleza) e Governo (estadual) estão preocupados com o desemprego e a alternativa é estimular o empreendedorismo”, afirma.
De acordo com Roberto Feijó, o Acordo de Cooperação Técnica vai fortalecer a rede de pequenos negócios em Fortaleza. “Vamos proporcionar aos empreendedores a possibilidade de competitividade de sucesso nas ações empreendedoras”, diz.
PROJETOS
O Acordo de Cooperação Técnica visa impulsionar as ações de empreendedorismo nas atividades consideradas importantes para o Ceará e para o município de Fortaleza. Fruto da parceria, técnicos das duas Secretarias e da Codece já discutem dois importantes projetos. Um deles é a instalação de distrito empreendedor com foco em empresas de pequeno porte na área de Fortaleza.
O distrito empreendedor contribui para o desenvolvimento de pequenos negócios, oferecendo infraestrutura física, qualificação e orientação para o mercado.
Outra iniciativa que está sendo concebida é a instalação de uma central de distribuição e beneficiamento de pescado na Capital cearense.
O ACT prevê, ainda, parceria com o BNB e o Sebrae. O banco atuará através dos projetos Microcrédito (é concedido a pessoas físicas e microempreendedores formais ou informais, que possuem dificuldade de acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por não terem meios de comprovar sua renda) e Crediamigo (programa que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia).
Já o Sebrae será parceiro na qualificação do empreendedor.
ESTUDOS
Com o acordo, as duas secretarias vão realizar, conjuntamente, estudos e pesquisas voltadas para o empreendedorismo; e qualificação de potenciais empreendedores para gerir suas empresas com mais eficiência, de forma que seus produtos tenham condições de competitividade no mercado.
O ACT prevê, ainda, orientação aos empreendedores quanto à modernização dos seus equipamentos, visando à otimização do processo produtivo e a melhor qualidade de seus produtos. Os técnicos da duas secretarias vão instrumentalizar os empreendedores na obtenção de financiamento junto às instituições de crédito.
Suzete Nocrato
Coordenadora de Comunicação da SDE Ceará
(85) 3444. 2907 / 99922.3123
suzete.nocrato@sde.ce.gov.br