Governo do Ceará e Voltalia fazem acordo para desenvolver projeto de Hidrogênio Verde

11 de maio de 2023 - 11:15 # # # # #

Ascom Complexo do Pecém

O Governo do Ceará assinou nesta quinta-feira (11) um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa francesa Voltalia. A assinatura ocorreu em Roterdã, nos Países Baixos, durante a World Hydrogen 2023, uma das principais feiras de hidrogênio do mundo. O acordo prevê cooperação para a estruturação de projeto da empresa para produção do hidrogênio verde e derivados no Estado, com colaboração com universidades locais e centros tecnológicos.

O documento foi assinado pelo CEO do Grupo Voltalia, Sebastien Clerc; pelo CEO da Voltalia Brasil, Robert Klein; pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho; e pelo presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo. Também estiveram presentes Carlos Prado, vice-presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), e Joaquim Rolim, secretário executivo da Indústria do Ceará.

“O nosso estado tem um grande potencial, especificamente, no Complexo do Pecém, para o desenvolvimento da cadeia de produção, distribuição e armazenagem e transporte do hidrogênio verde. Estamos atentos às oportunidades nesse setor, que são de fundamental importância para mudar a economia do Ceará”, destaca o secretário Salmito Filho.

No acordo, as partes se comprometem a cooperar no desenvolvimento de projeto de hidrogênio verde, amônia verde e e-metanol. Entre as iniciativas que devem ser realizadas no âmbito do acordo, estão a capacitação de mão-de-obra local, a estruturação de um supply chain adequado e condições otimizadas para uma unidade de produção dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

O Ceará já assinou 30 acordos com empresas de energia. A maioria deles ligados ao Complexo do Pecém. “Essa parceira com a Voltalia reforça a instalação do nosso hub de hidrogênio verde, que será um divisor de águas no Ceará, impactando diretamente na economia, na criação de empregos e no aproveitamento da nossa mão-de-obra local”, aponta Hugo Figueirêdo.

De acordo com Robert Klein, CEO da Voltalia Brasil, a empresa é um dos maiores investidores em energia limpa do Nordeste brasileiro e sempre esteve atenta ao potencial que a região tem. “Não poderia ser diferente para a produção e exportação de Hidrogênio Verde. Com uma grande abundância de fontes solar e eólica altamente competitivas, a região pode se posicionar de forma ambiciosa no mercado global de geração de hidrogenio verde com preços atraentes e um produto de baixa intensidade de carbono”.

Grupo Voltalia

A Voltalia é um player internacional no setor de energia renovável que produz e vende eletricidade gerada a partir de instalações eólicas, solares, hidráulicas, de biomassa que possui e opera, além de possuir soluções de armazenamento. Conta hoje com  mais de 1.500 colaboradores.