Quem é quem

Salmito Filho

SECRETÁRIO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 

 

O deputado estadual Salmito Filho nasceu na capital cearense em 15 de outubro de 1974. É professor universitário; sociólogo; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; e atualmente cursa Doutorado em Políticas Públicas (UECE) e MBA em Gestão e Governança Pública – UNIPACE. Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e atualmente é deputado estadual reeleito para o quadriênio 2023 a 2026 com os votos de 56.624 cearenses. Assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) em 2019 e foi reconduzido ao cargo em 2021.Como deputado estadual, eleito em outubro de 2018, integrou a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com foco para o desenvolvimento estratégico em todo o nosso estado. Foi vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e membro titular das comissões de Agropecuária e Educação. Em agosto de 2021, foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o destino dos recursos das associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no período de 2010 a 2020. Foi eleito para o seu segundo mandato de deputado estadual em outubro de 2022 e tomou posse em primeiro de fevereiro, quando pediu licença do mandato para assumir, a convite do governador Elmano de Freitas, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico.

George Dantas Paiva

SECRETÁRIO EXECUTIVO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO INTERNA

George Dantas é advogado graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui Especialização em Licitações e Contratos Administrativos (lei 8.666/93) e capacitação de Agentes Públicos nas Políticas de Aquisições do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao longo dos últimos anos atuou em escritório de advocacia e no serviço público. Entre 2021 e 2023, foi Secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Itapipoca, e, entre 2014 e 2021, foi Diretor Jurídico na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR).

Fábio Feijó

SECRETÁRIO EXECUTIVO DE COMÉRCIO, SERVIÇO E INOVAÇÃO

 

Fábio Feijó é Tecnólogo com certificação executiva em Liderança pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT Sloan School of Management. Sua vasta experiência perpassa pelos mercados de inovação, automação e reestruturação de processos nos setores de transporte de passageiros, logística, consultoria, mineração e siderurgia. Com passagem por empresas de tecnologia, consultoria e mineração (12 anos na Vale SA), liderou áreas de Suprimentos, Compliance , Padrões Globais e Centro Serviços Compartilhados no Brasil, Austrália, Nova Caledônia, Indonésia, Omã, Moçambique e Canada. Recentemente foi executivo na Siderúrgica do Pecém (CSP) à frente da gestão dos maiores contratos da CSP com sua rede de fornecedores, além de conselheiro independente e Business Advisory de inovação em institutos tecnológicos e para empresas fintechs e edtechs. No setor público / terceiro setor foi cofundador do Programa PODE – Pontes de Oportunidade para o Desenvolvimento, que objetiva gerar emprego e renda no semiárido do Ceará. Os pilares de construção do PODE foram pautados nas “quatro hélices” síncronas de desenvolvimento – governança pública, academia, terceiro setor e iniciativa privada.

 

 

Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima

Secretário Executivo do Agronegócio

 

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Mestre em Irrigação e Drenagem também pela UFC. É Doutor em Ciências, área de concentração em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/USP com estágio sanduíche em Córdoba – Espanha no Instituto de Agricultura Sostenible (IAS/CSIC). Pós-Doutor pela Universidade da Califórnia, Davis (EUA) em gerenciamento de recursos hídricos em áreas irrigadas. Foi professor do Curso de Tecnologia da Irrigação do Instituto CENTEC de agosto de 2001 a fevereiro de 2011 sendo Diretor Regional da Faculdade CENTEC de Sobral de julho de 2004 a janeiro de 2006 e Gerente Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação – LEEI, laboratório este, acreditado pelo INMETRO em 2007. Coordenou o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante – SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú – CE de 2010 a 2014. Coordenou o programa de Cursos “Manejo da Irrigação e Avaliação de Sistemas” e “Água no Meio Rural” realizados pela Agência Nacional de Águas ANA em diversos pólos de agricultura irrigada do Brasil com versões em 2012 e 2014. De 2012 a 2013 foi Pesquisador Visitante no Department of Land, Air and Water Resources (LAWR) da Universidade da Califórnia, Davis (UCDavis). Participou de importantes projetos de pesquisa em todo o Brasil, incluindo a criação de institutos e de vários projetos internacionais com instituições nos Estados Unidos, Chile, Espanha, França e Itália. De 2015 a 2019 foi Diretor de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE. De janeiro a fevereiro de 2017 ocupou cumulativamente o cargo Diretor-presidente da ADECE. Foi membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE/Ceará de janeiro de 2017 a agosto de 2018. É membro do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP e do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará – CONERH. Representa a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC na Comissão Nacional da Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

Joaquim Caldas Rolim de Oliveira

Secretário Executivo da Indústria

 

Engenheiro eletricista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em gestão de negócios de energia elétrica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Especialização em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (USP). Até assumir como secretário executivo, coordenou o Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), onde assessorou a diretoria da Federação no tema Energia. Coordenou o projeto do Atlas Eólico e Solar do Ceará, um produto inovador que contribui para a atração de investimentos do setor de energia do Ceará. Possui experiência de 12 anos no Setor Industrial e 16 anos no setor de energia, incluindo cargos de alta direção. Possui amplo conhecimento em automação, operação e manutenção industrial, geração de energia, transmissão, distribuição, energias renováveis, transição energética, eficiência energética e hidrogênio verde. Entre outras atividades, foi Presidente da Câmara Setorial de Energias da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); Membro do Grupo de Trabalho criado pelo Governo do Ceará para a configuração de HUB de Hidrogênio Verde; Conselheiro da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, Membro do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Ceará e Professor de pós-graduação.

 

Coordenadores e Assessores

Ana Paula Cavalcante

Assessoria Jurídica

E-mail

Joanna Cruz

Assessoria de Comunicação

E-mail

Demócrito Rocha

Administrativo financeiro

E-mail

Patrícia Campos

Planejamento

E-mail

Sueli Mota

Ouvidoria (85) 3444.2917

E-mail

Jorge Alberto Lima

Atração de Empreend. Industriais

E-mail

Hélio Chaves

Pesq. e Projetos Especiais para o Agronegócio

E-mail

Pedro Lopes

Pesca e Aquicultura

E-mail

Sérgio Baima

Atração do Agronegócio

E-mail

Tecnologia da Informação

E-mail

 

Buscando ...
Setor Ramal Responsável E-mail Outros
Ramais
Assessoria de Comunicação
CARMEN INÊS - Coordenadora de Comunicação