Página Inicial Notícias Governo de Fujian na China recebe comitiva cearense
Governo de Fujian na China recebe comitiva cearense
Sex, 22 de Setembro de 2017 15:38

A comitiva cearense -- formada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro; o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa; o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior e os diretores executivos da estatal, Andréa Freitas (Técnica) e Roberto de Castro (Comercial)) participaram, nesta quinta (21/09), de um jantar oferecido pelo Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo da província de Fujian, na China. A comitiva foi recepcionada pelo vice-diretor do Gabinete de Assuntos Internacionais da província, Li Hong.

Na ocasião, a comitiva discutiu com o Governo de Fujian, as potenciais oportunidades entre os Estados, bem como as parcerias a serem realizadas entre eles. Segundo Mário Lima Júnior, os estados irmãos buscam um maior estreitamento das relações em áreas como economia, turismo, educação e comércio.

Em 2016, o Secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, substituindo o Governador do Estado Camilo Santana, assinou um acordo criando a Comissão Mista de Cooperação e Desenvolvimento entre o Estado do Ceará e a Província de Fujian. O ato de criação da Comissão Mista foi assinado também pelo secretário do Governo Provincial, Liu Lin; pelo diretor do Escritório dos Assuntos Externos de Fujian, Wang Tianming e pelo diretor do Departamento de Comércio de Fujian, Chen Shaohe.

Província de Fujian

Fujian é uma província situada na costa sudeste da China, em frente à ilha de Formosa (Taiwan). Faz fronteira com as províncias de Zhejiang, ao norte, Jiangxi, a oeste, e Guangdong (Cantão) ao sudoeste; Fujian (o nome significa "estabelecimento feliz") é uma das menores províncias do país, com uma superfície de 121,4 mil km2 e uma população de 37,9 milhões de habitantes (estimativa 2014).

A província ocupa uma posição marítima estratégica entre as duas seções do Mar da China. Sua capital e maior cidade é Fuzhou, uma grande metrópole com 7,1 milhões de habitantes.

Desde o final dos anos 1970, a economia de Fujian tem se beneficiado de sua proximidade geográfica e cultural com Taiwan. Sua capital, Fuzhou, é classificada como a quarta maior cidade em renda per capita dentre as 30 capitais provinciais da China.

Última atualização em Sex, 22 de Setembro de 2017 15:46

Outubro 2017