Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Governo do Ceará participa na China de eventos com investidores asiáticos
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Governo do Ceará participa na China de eventos com investidores asiáticos
Sex, 15 de Setembro de 2017 16:43

 

 

O Governo do Ceará participa de uma série de eventos com investidores no continente asiático, nesta e na próxima semana. Nesta sexta-feira, o governador Camilo Santana viaja para a China para participar de uma reunião com o banco de desenvolvimento chinês para a assinatura de compromisso financeiro para o investimento de construção da refinaria, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém ( CIPP).

Para apresentar as potencialidades do CIPP aos investidores asiáticos, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Cearáportos já estão participando da Missão Ásia – Investimentos em Portos Brasileiros, a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Governo Federal, na China (Xangai e Hong Kong) e em Singapura, de 12 a 19 de setembro.

Já a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) participa também da 21ª edição da China International Fair for Investment & Trade (CIFIT), evento que acontece de 18 a 21 de setembro, em Xiamen, também na China, para promoção de investimento internacional chinês destinado a facilitar o investimento bilateral. A ZPE Ceará participará, pelo segundo ano consecutivo, dos quatro dias da feira com um stand de 73 m². Na feira, participarão zonas de livre comércio do mundo todo e a ZPE Ceará será o único stand brasileiro presente ao encontro.

O titular da SDE, Cesar Ribeiro, e o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, apresentam o Ceará e o Porto do Pecém aos investidores asiáticos. O objetivo da missão da Apex Brasil é promover oportunidades de investimentos em portos brasileiros, especificamente atração de recursos para projetos e apresentar a empresas asiáticas alguns portos brasileiros. Além do Porto do Pecém, participam da missão o Porto do Itaqui (MA), Porto do Açu (RJ), Porto Central (ES), Porto de Belém (PA), Porto de Paranaguá (PR), Porto de Santana (AP) e Porto de Santos (SP) e Porto de São Sebastião(SP). Apenas dois desses portos brasileiros foram convidados a apresentar individualmente suas potencialidades e participar de reuniões privativas com empresas locais, entre eles o do Pecém.

Além de seminário, o evento contempla reuniões de negócios e visitas a portos de referência. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, destaca que essas apresentações individuais a investidores asiáticos  demonstram a importância do CIPP. Segundo ele, só em Xangai, onde acontece a primeira rodada, sete reuniões estão agendadas com investidores querendo saber sobre a operação do Porto do Pecém.

Para Danilo Serpa, presidente da Cearáportos, a participação na missão é estratégica para novos negócios. "O CIPP possui diferencias e potencialidades, como a primeira freezone (ZPE) do Brasil em operação, que podem proporcionar grandes negócios ao mercado asiático. A oportunidade de apresentar pessoalmente tudo isso aos investidores faz toda a diferença”, pontua.  

Após a missão da Apex, os gestores se dividem de forma estratégica em atividades importantes para a economia do estado. O titular da SDE se junta à comitiva do governador Camilo Santana em viagem à China, enquanto o presidente da Cearáportos apresenta o Porto do Pecém em uma feira mundial sobre ZPEs.

Porto do Pecém

O Terminal Portuário do Pecém é um elo na cadeia logística do transporte marítimo e tem como um de seus objetivos viabilizar a operação de atividades portuárias e industriais integradas, imprescindíveis ao desenvolvimento de um Complexo Industrial do Pecém, assumindo por isso as características de Porto Industrial. Ele é constituído de 03 (três) Piers marítimos.

Por se tratar de um terminal "off shore", os Piers de atracação estão protegidos da ação das ondas e correntes por um quebra-mar de berma, na forma de "L" com 2.770 m de extensão. Os piers são ligados ao continente por uma ponte rodoviária que interliga o Pátio de Armazenagem às instalações de atracação de navios.


Paola Vasconcelos
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE)
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(85) 3444.2939 / 98439.6457

Luciana Castro
Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(85) 3456.3262

Última atualização em Sex, 15 de Setembro de 2017 16:47
 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6