Delegação norueguesa visita o estado para promover e estreitar as relações

25 de junho de 2018 - 17:38 # # # # #

 

Oitavo maior investidor no Brasil, a Noruega está de olho no Ceará. Uma comitiva formada por noruegueses, liderada pelo Cônsul Geral da Noruega no Rio de Janeiro, Sissel Hodne Steen, esteve no Ceará para conhecer melhor as oportunidades de investimentos. No último dia 25 de junho,  o Team Norway reuniu-se com representantes do Governo do Estado e da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) para avaliar possíveis investimentos, na sede da  federação.

Além da Cônsul Geral, o chamado Team Norway estará também representado pelo Sr. Stein-Gunnar Bondevik, Cônsul Comercial e Diretor do Innovation Norway, e o Sr. Adhemar Freire, Country Manager da Norwegian Energy Partners, organização norueguesa de promoção de negócios no setor de energia. Estes são alguns dos componentes desta missão, considerada de grande importância para a avaliação e potencial consolidação de parcerias, alianças ou mesmo possíveis investimentos.

Segundo a cônsul geral, Sissel Hodne Steen, a ideia da comitiva é diversificar a presença norueguesa no Brasil no setor de pesca e aquicultura e, sobretudo, no segmento de energia renováveis. O  secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, Euvaldo Bringel, apresentou aos noruegueses oportunidades na área da pesca. Já o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, falou sobre o potencial do Ceará na área de energia renováveis.Também foi apresentado aos noruegueses, os benefícios para investimentos na Zona de Processamento de Exportações (ZPE), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e a parceria com o Porto de Roterdã, que deve ser anunciada pelo governo em breve.

A diretora de Atração de Investimentos/SDE, Beatriz Bezerra, destacou a situação boa fiscal do Ceará, que hoje é o estado com o maior percentual de investimento em relação ao PIB. “É importante ressaltar que com o hub aéreo, com os voos da Air France e KLM, abriu-se a possibilidade do Ceará aumentar as exportações de rosas, lagosta viva e peixes ornamentais”, disse Bezerra.

Após a visita à Fiec, a comitiva se reuniu também com representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), para tratar de possíveis linhas de financiamento para eventuais parcerias e também conheceu, no dia seguinte o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação.

Energias renováveis

Na área de energias renováveis, a Noruega já tem investimentos em andamento no Ceará. Em outubro do ano passado, as empresas norueguesas Scatec Solar e Equinor iniciaram a construção de uma usina solar no município de Quixeré com capacidade de 163 MW, cujo investimento total é estimado em US$ 215 milhões. A expectativa é de que o empreendimento seja concluído até o final deste ano.