LIDE Ceará realiza Seminário de Desenvolvimento e Competitividade, com Cesar Ribeiro (SDE) e Romildo Carneiro Rolim (BNB)

21 de junho de 2018 - 17:53 # # # # #

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Cesar Ribeiro, foi um dos palestrantes, na última quinta (21/06), do Seminário de Desenvolvimento e Competitividade, promovido pelo LIDE Ceará (Grupo de Líderes Empresariais do Ceará). O evento foi realizado com visita Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), seguido de seminário, na sede do Banco do Nordeste do Brasil. O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Carneiro Rolim, também palestrou no evento.

O evento teve como objetivo discutir o potencial competitivo do Nordeste frente às recentes iniciativas que viabilizam maiores investimentos em infraestrutura e logística e, por conseguinte o desenvolvimento das empresas. O Banco do Nordeste tem sido um dos principais agentes de fomento da região. o orçamento da instituição para investimentos em 2018 é de R$ 42 bilhões. Deste montante, cerca de R$ 15 bilhões devem ser investidos em obras de infraestrutura, como as de modernização dos aeroportos de Fortaleza e Salvador.

Nos últimos anos, o Ceará vem dando passos importantes para ampliar o crescimento de sua economia. A consolidação do CIPP como polo de desenvolvimento regional é uma das metas. Nesse sentido, a formalização da parceria entre os Portos do Pecém e Roterdã, que está na fase final de execução, deverá trazer grandes resultados para o Estado.

Na ocasião, estiveram reunidos os três principais elos da cadeia do desenvolvimento para discutir acerca das perspectivas para os próximos anos. “Teremos um rico intercâmbio de ideias, com presença do BNB, maior órgão desenvolvedor e fomentador da atividade empresarial na região, a SDE e empresas coligadas ao CIPP, projeto que desponta como a maior âncora para o crescimento do Ceará nos próximos anos e os empresários que têm uma ampla expectativa em empreender neste novo cenário que se concretiza como um dos mais promissores. Esperamos que isso possa impulsionar a ampliação de alianças entre esses entes”, destaca Emília Buarque, presidente do LIDE Ceará.

Sobre Cesar Ribeiro

Cesar Ribeiro desempenha atualmente o cargo de secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi-SP e diplomado em MBA Internacional Gestão Empresarial FGV – Ohio University USA.

Tem experiência na área comercial  em bancos de atacado nos segmentos de mercado de capitais e comércio exterior. Foi presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) e superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI-CE). É presidente dos Conselhos Administrativos da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece); do Complexo Industrial e Portuário Pecém (CIPP S.A) e; da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

 

Sobre Romildo Carneiro Rolim

Funcionário de carreira, Romildo Carneiro Rolim tomou posse no BNB, em 1989. Trabalhou em agência, ocupou cargos técnicos relacionados com atividades de análise e acompanhamento de projetos, gerenciou o Ambiente de Análise e Acompanhamento de Operações de Crédito, a Unidade de Recuperação de Crédito do Ceará (Hoje GERAT-CE), o Ambiente de Controles Internos e o Ambiente de Auditoria Interna.

Romildo é contador, administrador, especialista em Gestão Empresarial e em Normas Internacionais de Auditoria Interna e mestre em Avaliação de Políticas Públicas. Possui certificação CPA-10 e CPA-20 (Anbima). Foi superintendente de Operações Financeiras e Mercado de Capitais e da área de Reestruturação de Ativos.

 

Sobre o LIDE Ceará

 O LIDE CEARÁ é um grupo de líderes empresariais multisetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento sócio-econômico. O objetivo do grupo é ampliar o ambiente de negócios e oportunidades, conectando e dando projeção para as empresas, debatendo temas diversos, influenciando e defendendo posicionamentos.

O LIDE CEARÁ tem agenda mensal, de fevereiro a novembro, com conteúdo de altíssimo nível, acesso aos principais expoentes do país seja no campo empresarial e do poder público, como também se destaca pela excelência dos encontros.