Governo do Ceará participa de fórum econômico entre Brasil e Países Árabes

2 de abril de 2018 - 12:14 # # # #

Foto: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira/Facebook

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), participa, nesta segunda (02/04), do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, em São Paulo. O evento, realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, mostra o grande crescimento da relação entre o Brasil e os países árabes, tratando de temas como as vantagens dos investimentos e parceria entre os países.

De acordo com o titular da SDE, Cesar Ribeiro, trata-se do mais importante evento das relações bilaterais desses países. Um dos mercados prioritários de aproximação da Secretaria, os Países Árabes têm grande potencial na atração de novos investimentos para o Ceará. Dos 10 maiores fundos soberanos do mundo (com total de US$ 5,5 trilhões), 43% do valor investido são fundos árabes (US$ 2,4 trilhões).

Com o tema “Construindo o Futuro”, o evento propõe uma reflexão sobre como a relação entre as nações devem ser fortalecida de forma conjunta e sustentável. Temas como logística e energias renováveis estão entre os destaques nos painéis, mas inovação e tecnologia; segurança alimentar; investimentos; halal; imagem & branding e turismo também estão na pauta.

As exportações e importações entre o Brasil e os países árabes somaram mais de US$ 20 de bilhões em 2017 e as oportunidades comerciais entre as duas regiões tendem a crescer ainda mais este ano, de acordo com expectativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Liga Árabe

A Liga dos Estados Árabes é a instituição que congrega os 22 países independentes que adotam o árabe como idioma oficial. São eles: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Comores, Djibouti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Palestina, Síria (suspenso), Omã, Somália, Sudão e Tunísia.